fbpx

Você ainda não é associado Liv?

Você gostaria de agendar um contato com um de nossos consultores, para conhecer ou adquirir um de nossos planos?

10 coisas sobre cremação que você precisa saber

10 coisas sobre cremação que você precisa saber

Cremação é uma técnica funerária que visa reduzir um corpo a cinzas através da queima do cadáver. O método comum no mundo ocidental é a cremação do cadáver em fornos crematórios desenvolvidos para esse fim. A cremação pode ser um funeral ou um rito pós-funeral e é uma alternativa que oferece menos riscos ambientais que o sepultamento do corpo em covas.

1- Como funciona a Cremação?
Assim como antes do sepultamento, antes da cremação os familiares também têm a oportunidade de se despedirem durante o velório.
Antes de o corpo ser levado ao forno para a incineração, é comum que a família realize uma curta cerimônia de despedida e homenagens ao falecido. Após a reunião terminar, dá-se início ao processo de cremação propriamente dito.
Primeiro, o corpo deve ser mantido em uma sala refrigerada – câmara fria – por pelo menos 24 horas, período em que familiares ou policiais podem requisitar o cadáver caso a morte tenha sido violenta. Passado esse período, tanto o corpo quanto o caixão, sem alças e vidros, são colocados em um forno próprio para cremação e submetidos a uma temperatura altíssima que pode chegar a 1200 °C.
Vale lembrar que todo o processo é individual, o que significa que o corpo não entra em contato com restos mortais de outros cadáveres. Além do mais, a cremação tem a capacidade de reduzir o peso normal de uma pessoa – cerca de 70 quilos – a menos de um quilo de cinzas.

2- Possibilita diferentes homenagens
Sem dúvidas, uma das principais vantagens da cremação é que os familiares poderão realizar lindas homenagens com as cinzas do falecido. O local de escolha para depositar as cinzas pode ser em casa, no mar, no campo ou em algum lugar de preferência da pessoa que partiu.
Aliás, o falecido pode se transformar até mesmo em uma árvore! Com a ajuda das bio-urnas, as cinzas são germinadas junto à semente, propiciando o nascimento de uma linda árvore. É uma excelente ideia para uma última homenagem!

3- Serviço funeral moderno
Por ser prática, ecológica e higiênica, a cremação, hoje, ocupa o posto de serviço funeral moderno. Esta função torna-se ainda mais real devido à crescente falta de espaço para sepultamento nos cemitérios tradicionais. Além disso, as tecnologias avançadas utilizadas durante o incineramento reforçam ainda mais essa visão futurista.

4- Não agride o meio ambiente
A cremação é um processo 100% ecológico e sustentável. Durante o procedimento de incineração do corpo, apenas pequenas quantidades de água e gás carbônico são liberadas. Além disso, todos os resíduos tóxicos são filtrados ainda no forno crematório, impedindo que eles contaminem o ar. Ou seja, a cremação não agride o meio ambiente, diferentemente dos enterros tradicionais!

5- Existe uma urna (caixão) própria para o processo de cremação?
Não. Pode ser usado todo tipo e modelo de urna (caixão)

6- Pode fazer a cremação de dois corpos juntos?
Não. O equipamento foi projetado para fazer processo de cremação de forma individual.

7- Quanto tempo demora para fazer a cremação?
De duas a cinco horas de acordo com o tamanho do corpo.

8- Os familiares podem presenciar a cremação?
Não. É um processo extremamente técnico, em um ambiente onde é proibida a entrada de pessoas sem os equipamentos de segurança.

9- Quando a família se despede no ente querido?
A despedida acontece no velório. Acompanhada de todas as homenagens que a família desejar prestar.

10- Como acontece a preparação das cinzas?
Todos os metais e vidros são retirados da urna (caixão) para não afetar o processo de cremação. Após a realização da cremação os restos mortais do indivíduo passarão por um processo de resfriamento e moagem para posteriormente ser entregue a família em data combinada com a família.

Conclusão
A prática da cremação é realizada de diferentes maneiras ao redor do mundo. Seja como for, cada vez mais as pessoas compreendem que se trata de uma atitude sustentável e, mais do que isso, de uma solução para problemas como falta de espaço em cemitérios. Aliás, são muitas as vantagens associadas ao processo de cremação, como o fato de ser uma prática moderna, que usa equipamentos de alta tecnologia, segura, econômica, higiênica e ecológica. Também não emite nenhum tipo de gás poluente e não chega aos lençóis freáticos, como ocorre com os enterros tradicionais.
Por esses e outros motivos, a sociedade certamente vem mudando a sua percepção acerca da cremação.
Agora que você desvendou suas principais dúvidas iniciais, já percebeu que o processo é altamente seguro, repleto de leis e normas que garantam a qualidade do serviço e respeito ao seu ente querido.
Talvez você pode estar pensando, com todas essas vantagens e tecnologia, este processo seja muito caro e complicado.
Mas acredite ele não é mais caro e ainda pode ser adquirido por meio de planos de assistência funerária e ainda aproveitar todos os benefícios em vida, oferecidos pelos planos.
A Liv Planos para Vida, no triângulo Mineiro, oferece planos com cremação a partir de R$ 27,00 mensais, onde já está incluso benefícios como:
• Programa Amparar: que te dá direito de uma consulta mensal com um (a) psicólogo (a);
• Programa Vantagens: que oferece descontos em uma rede de parceiros, que conta com: farmácias, clinicas medicas, clinicas odontológicas, laboratórios e outros;
• Consultoria Jurídica: que te dá direita a uma consultoria com um (a) advogado (a).
Ficou interessado, que saber mais informações, clique no link abaixo e agende para fale com um de nossos consultores.

 

0 Comentários

Deixe um comentário